0 itens no carrinho de compras
Menu

Especificações JASO

A JASO (Japanese Automotive Standards Organization) Organização Japonesa de Padrões Automóveis, é a entidade japonesa responsável definição da qualidade dos óleos para motores de 4 tempos diesel de veículos ligeiros e pesados, assim como para motores 2T e 4T em motociclos. Apesar de a existência de veículos a diesel ser minoritária no Japão, estes são exportados para países limítrofes tais como Tailândia, Malásia, Indonésia, Vietname, China, Filipinas, Hong Kong, Paquistão e Singapura, Hong Kong, entre outros. As especificações JASO compreendem um número inferior de testes e procedimentos quando comparadas com as ACEA e API. 

JASO DH-1 Especificação desenvolvida para veículos pesados de passageiros e mercadorias, em regiões onde o diesel apresenta alto teor de enxofre (500ppm). Cumpre com a norma de emissões EURO II e EURO III.

JASO DH-2 Especificação desenvolvida para veículos pesados de passageiros e mercadorias, em regiões onde o diesel apresenta valores médios de enxofre (menos de 50ppm). Preparada para lidar com sistemas de tratamento de gases já que possuí um valor de SAPS médio. Cumpre com a norma de emissões EURO IV e EURO V e possui intervalos alargados.

JASO DL-1 Especificação desenvolvida para veículos ligeiros de passageiros, em regiões onde o diesel apresenta valores médios de enxofre (menos de 50ppm). Preparada para lidar com sistemas de tratamento de gases. Possui economia de combustível ao nível da ACEA B1, tem uma resistência à aeração ao nível da ILSAC GF-3 e cumpre com a norma de emissões EURO IV e EURO V. 



Os fabricantes de motos japoneses depressa concluíram que a especificação API TC era limitada. Os lubrificantes com esta especificação ainda produziam muito fumo e não conseguiam evitar depósitos acentuados de carvão no sistema de escape. Sendo a Ásia o continente onde mais motos existem, per capita, a JASO definiu e implementou as suas próprias especificações. As especificações de lubrificantes para motores a 2T, à semelhança da API, superam a especificação anterior, já as especificações para 4T não.

JASO FA Especificação para motores 2T, superior à API TC, contemplando uma melhor lubrificação, agentes de limpeza, resistência ao cisalhamento e controlo de fumo.

JASO FB Especificação para motores 2T na qual todos os parâmetros da especificação anterior são melhorados.

JASO FC Especificação para motores 2T na qual os parâmetros relativos ao poder de lubrificação e resistência ao cisalhamento são semelhantes à especificação anterior, mas exige um melhor nível de limpeza e maior controlo de fumo. 

JASO FD Especificação para motores 2T na qual todos os parâmetros da especificação anterior são semelhantes à excepção do dos aditivos de limpeza que é superior.  




JASO MA Especificação para motores 4T com sistema de lubrificação integrado (motor, caixa de velocidades e embraiagem em banho de óleo). Não pode conter nenhum aditivo anti-fricção. Os lubrificantes com esta aprovação não podem ser utilizados em motores cujo fabricante aconselha a JASO MB.

JASO MA1 Especificação para motores 4T com sistema de lubrificação integrado (motor, caixa de velocidades e embraiagem em banho de óleo). Indicado para motos com catalisador e por isso apresenta um pequeno grau de aditivos anti-fricção. Os lubrificantes com esta aprovação não podem ser utilizados em motores cujo fabricante aconselha a JASO MB.

JASO MA2 Especificação para motores 4T com sistema de lubrificação integrado (motor, caixa de velocidades e embraiagem em banho de óleo). Indicado para motos com catalisador. Apresenta um maior grau de aditivos anti-fricção sem nunca comprometer o bom funcionamento das embraiagens em banho de óleo. Menor conteúdo de enxofre e cinzas sulfatadas. Maior eficiência de combustível. Os lubrificantes com esta aprovação não podem ser utilizados em motores cujo fabricante aconselha a JASO MB.

JASO MB Especificação para motores 4T onde são necessários aditivos anti-fricção. Uso não permitido em embraiagens banhadas a óleo. Os lubrificantes com esta aprovação não podem ser utilizados em motores cujo fabricante aconselha a JASO MA.